TJBA realiza reunião preparatória para Semana de Sentenças e Baixas processuais

QUARTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 18:08

O Juízes e Secretários das Varas de Família, Fazenda Pública, Cível e do Consumidor, da Comarca de Salvador, participaram na última terça-feira (26), no Fórum Ruy Barbosa, da reunião preparatória para a Semana de Sentenças e Baixas Processuais, que acontece entre 2 e 6 de outubro, em todo Estado.


A abertura do evento foi realizada pela 1ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria da Purificação da Silva, que representou a presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.


Durante toda manhã, magistrados e servidores foram apresentados aos detalhes da iniciativa, que busca reduzir congestionamento processual e, consequentemente, melhorar a prestação jurisdicional. Além disso, uma equipe da Diretoria de Primeiro Grau orientou os presentes sobre a utilização do sistema para a realização das baixas.

A Juíza assessora especial da presidência (AEP II), Marielza Brandão, também avaliou os avanços conquistados pelo TJBA no último ano e registrados no relatório Justiça em Números 2017, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e divulgado no último dia 4 de setembro.


O documento revelou um desempenho significativo da corte baiana entre os tribunais de médio porte, principalmente ao que diz respeito ao número de sentenças proferidas.”Estávamos na penúltima colocação no ranking nacional e, em último entre os tribunais de médio porte. Hoje, estamos em 4ª lugar entre os tribunais de médio porte e em 9º no ranking geral”, ressaltou.


A magistrada acrescentou que a iniciativa de realizar uma semana de baixas reforça a necessidade de realizar este tipo de procedimento tendo como objetivo a digitalização do acervo processual nas unidades. “Essa semana serve para que nós iniciemos uma mudança de paradigma na nossa maneira de pensar”, concluiu.


O evento foi transmitido na íntegra e em tempo real através do canal do Tribunal de Justiça da Bahia no YouTube, e segue disponível na plataforma.

Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto