SECOMGE e Cartório Integrado recebem o Certificado ISO 9001

TERÇA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2017 ÀS 14:09

Em meio a comemorações e sorriso largos, o Certificado ISO 9001 – recomendação para a certificação da International Organization for Standardization – versão 2015 – foi entregue no final da tarde desta segunda-feira (11), no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, para os representantes do projeto Cartório Integrado e da unidade Serviços de Comunicações Gerais (Secomge). O documento reconhece a implantação de um sistema de qualidade.

“O lado positivo de continuar a gestão até o último minuto é que, juntamente com a Mesa Diretora e com a equipe de trabalho, continuamos colhendo os frutos de um esforço conjunto. Esse esforço vem, paulatinamente, proporcionando ao nosso Tribunal um reconhecimento até então jamais visto. Prova disso é esse certificado ISO 9001, conquista que marca a história da Corte baiana e, pela primeira vez em sua história, mostra o reconhecimento oficial da implantação de um sistema de gestão de qualidade”, disse a presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.

Segundo a desembargadora Maria da Purificação da Silva, primeira vice-presidente do TJBA, a certificação ISO 9001 é o primeiro passo para um objetivo maior, que é o de obter, cada vez mais, um serviço de maior qualidade. “Queremos que os servidores tenham uma melhor condição de trabalho, em termos de qualificação e treinamentos. No momento que eles são qualificados, o serviço vai ficar mais excelente e o resultado será em favor da sociedade”, frisou a magistrada.

Para a Mariana Nunes, chefe do Secomge, esse dia da premiação significa um marco. “Esse evento é uma confirmação positiva de um sistema que tende a evoluir, e a nossa ideia é não parar por aqui, queremos continuar progredindo e implementando”, ressalta.

 

O projeto Cartório Integrado e o Secomge receberam a recomendação para a certificação ISO 9001 no dia 6 e 10 de novembro deste ano, respectivamente, após passarem por auditoria externa. A certificação reconhece a padronização e excelência dos trabalhos realizados pelas unidades, promove a uniformização e aperfeiçoamento dos métodos determinados pela implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

O Sistema de Cartórios Integrados de Relações de Consumo dividiu em cinco unidades judiciais, totalmente digitalizadas, as 20 varas de Relação de Consumo da Comarca de Salvador a partir de 2016. Com quatro unidades trabalhando em conjunto, e um modelo de gestão diferenciado, o TJBA conseguiu melhorar o atendimento jurisdicional e aumentar a produtividade em até 30%.

O Secomge, que está vinculado a 1ª Vice-Presidência, é o órgão responsável pela distribuição dos processos de 2º Grau. Apenas no mês de outubro de 2017, o setor distribuiu 7.221 processos e este ano, até a data atual, já foram 64 mil.

Dentre as funcionalidades do Sistema de Gestão de Qualidade estão a realização de uma rotina de processos e de auditoria interna, procedimentos para controles de documentos, rotinas para ações corretivas e melhorias.

Texto: Ascom TJBA