1ª Vice-Presidente participou da homenagem ao Desembargador José Rotondano e à Juíza Patrícia Cerqueira

SEXTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2017 ÀS 18:37

Em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Salvador concedeu ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, e a Medalha Thomé de Souza à juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer. A cerimônia ocorreu no Plenário Cosme de Farias.

As homenagens foram idealizadas, respectivamente, pelos vereadores Leo Prates (DEM), presidente da Casa, e Sidninho (Podemos). Prates destacou a importância do evento em uma “sessão histórica e plural” para o Legislativo Municipal.

“Indiscutivelmente o homenageado desta noite é alguém que fez e faz por merecer o reconhecimento oficial de filho desta terra pelos inestimáveis serviços prestados à nossa cidade”, discursou Leo Prates, ao justificar a entrega da cidadania soteropolitana a José Edivaldo Rocha Rotondano, que é natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá.

Além de Salvador, o magistrado já recebeu títulos de cidadania nos municípios de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.

“Poucas honrarias da República brasileira podem equivaler à outorga do Título de Cidadão Soteropolitano. É que nesta cidade de Salvador edificou-se por primeiro a brasilidade, rincão de nossos valores e ideais”, declarou Rotondano, emocionado, após receber da sobrinha, Laina Rotondano, a oficialização da nova cidadania.

Conforme destacou Prates, é de autoria de José Rocha Rotondano a criação do Paternidade Responsável, considerado referência nacional, um dos mais importantes projetos do MP-BA. A partir da iniciativa, atualmente, mais de 50 mil reconhecimentos espontâneos de paternidade são contabilizados na Bahia. “O Paternidade Responsável é fruto da determinação deste homem, inconformado com a existência de mais de 12 mil crianças em idade escolar sem o nome do pai”, exaltou o presidente da Casa.

Honraria
Das mãos do esposo, o desembargador Maurício Kertzman, e da mãe, Freida Kertzman, a jurista recebeu a Medalha Thomé de Souza. Patrícia agradeceu a homenagem. “Receber uma honraria dessas da Mesa Diretora da Câmara Municipal é uma consagração que envaideceria qualquer cidadão”, disse, afirmando que a Medalha renova seu compromisso de trabalho em prol dos soteropolitanos.

Ao discursar na tribuna, o vereador Sidninho enalteceu o profissionalismo, desempenho e dedicação às causas sociais da juíza Patrícia Kertman. “É um privilégio para mim conceder esta honraria e sinto-me honrado em lhe oferecer esta distinta Medalha, a primeira do meu mandato, a uma magistrada que trabalha com imparcialidade, celeridade e visão humana pelo fortalecimento de nossa democracia”, disse.

A mesa da sessão contou com as presenças do prefeito de Salvador, ACM Neto, do vice Bruno Reis; do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, representando o governador Rui Costa; o deputado estadual Luiz Augusto, presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA); a desembargadora Maria da Purificação da Silva; o procurador de Justiça, Geder Luiz Rocha Gomes; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Freddy Pitta Lima; além do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

Texto: Câmara Municipal de Salvador (CMS) / Ascom TJBA | Fotos: Nei Pinto