1ª VICE-PRESIDÊNCIA PROMOVE CURSO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

QUARTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2018 ÀS 15:24

Na tarde de terça-feira (8), o auditório do Núcleo de Licitações foi palco de uma capacitação sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A ação, capitaneada pela 1ª Vice-Presidência, integra o cronograma de atividades do Projeto Estratégico de Implementação do SGQ no âmbito do Plantão Judiciário do Segundo Grau.

O Portfólio de Projetos Estratégicos 2018-2019 do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) contempla o Projeto Estratégico de Implementação do SGQ para o Plantão Judiciário do Segundo Grau. O SGQ visa a garantir a padronização das atividades, o controle de não conformidades e a consequente melhoria contínua dos serviços prestados com foco no atendimento às expectativas dos usuários internos e externos do Poder Judiciário. Por meio da implantação desse sistema, o TJBA busca obter a certificação também para o Plantão Judiciário do 2º Grau, com base na Norma NBR ISO 9001:2015.

O Juiz Assessor da 1ª Vice-Presidência, Raimundo Braga, fez a abertura do curso, seguido pelo Consultor da Forte Consultoria Roberto Monezzi que abordou os seguintes temas: definição do SGQ; considerações sobre a Norma NBR ISO 9001; Manual da Qualidade; procedimentos sistêmicos; e auditorias interna e externa.

Na segunda etapa do curso, Mariana Guimarães Nunes, Chefe do Serviço de Comunicações Gerais (Secomge), discorreu sobre a Política da Qualidade do TJBA, as instruções de trabalho e os documentos fundamentais para o SGQ, como exemplos a Cadeia de Ajuda e a planilha de objetivos e indicadores.

Reconhecimento – Em dezembro de 2017, representantes do projeto Cartório Integrado e do Secomge, vinculada a 1ª Vice-Presidência, receberam o Certificado ISO 9001 – recomendação para a Certificação da International Organization for Standardization – versão 2015, documento que reconhece a implantação do sistema de qualidade.

Entre as funcionalidades do Sistema de Gestão de Qualidade, estão: a realização de uma rotina de processos e de auditoria interna; procedimentos para controles de documentos; e rotina para ações corretivas e melhoria contínua.

Fotos: Ascom
Texto: Ascom