SECOMGE: capacitação atualiza servidores com oficinais e palestras

TERÇA-FEIRA, 06 DE JUNHO DE 2017 ÀS 11:45

Novo Código de Processo Civil, Sistema SAJ, fluxos de trabalho de protocolo e cadastramento, e a prevenção na distribuição foram temas debatidos durante o Curso de Capacitação do Secomge, o Serviço de Comunicações Gerais do Tribunal de Justiça da Bahia.

O setor é responsável pela distribuição de processos no Segundo Grau de jurisdição, encaminhando os feitos para os desembargadores.

Durante três dias, de 26 a 28 de setembro de 2016, servidores e magistrados da Primeira-Vice Presidência, à qual está vinculado o Secomge, participaram do curso, realizado na Sala do Convívio do tribunal e na sede da Unicorp, em Monte Serrat.

“A necessidade de aprimorar o conhecimento dos colaboradores e de padronização das rotinas e procedimentos no Secomge motivaram a realização do curso”, afirmou a primeira vice-presidente do TJBA, desembargadora Maria da Purificação da Silva, que esteve à frente dos trabalhos na abertura e no encerramento da capacitação.

“Nosso desafio é otimizar as capacidades de cada um e identificar formas mais eficazes de executar as tarefas, visando um acréscimo de qualidade às nossas condições de trabalho e à prestação do serviço ao jurisdicionado”, completou.

Todo o conteúdo do curso estará disponível na página eletrônica da Unicorp (www.tjba.jus.br/unicorpead), por meio de vídeo-aulas que serão especialmente produzidas para os servidores. O ambiente virtual também vai contar com o Guia Prático da Distribuição de Processos no Segundo Grau, lançado no curso.

Dinâmica – Professor de Direito Processual Civil, da Faculdade de Direito da UFBA, o advogado Eduardo Sodré falou sobre o Regimento do TJBA à luz do Novo Código Processo Civil. Já as oficinas sobre procedimentos rotineiros foram ministradas pelos próprios servidores.

A capacitação foi iniciada na segunda-feira (26), com um pronunciamento de abertura feito pela desembargadora Maria da Purificação da Silva. Em seguida, os juízes auxiliares da Primeira-Vice Presidência, Gilberto Bahia e Raimundo Braga, fizeram uma contextualização das atividades e da importância do setor.

A servidora Mariana Nunes também falou sobre a dinâmica dos trabalhos, enquanto a juíza Cristiane Menezes promoveu uma dinâmica com os participantes.

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto