AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE ISO 9001: REUNIÃO DE ENCERRAMENTO FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

QUINTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2019 ÀS 13:28

O Presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Augusto de Lima Bispo, Presidente do Núcleo de Gestão da Qualidade da Corte baiana, presidiu a reunião de encerramento da Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001. O processo, conduzido pela empresa Cristal Desenvolvimento Organizacional Ltda, ocorreu de acordo com o plano estabelecido, na quinta-feira (19).

Para o Magistrado, o trabalho realizado este ano foi muito proveitoso e o Tribunal só tem a ganhar investindo na Qualidade ISO 9001.

Na ocasião, o Consultor Cláudio Moitinho, Auditor Líder, fez um relato dos resultados e da conclusão da auditoria, bem como de sua percepção em relação às unidades auditadas, com base nas evidências coletadas. Ele afirmou que “o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está em constante busca pela conformidade e adequação de suas rotinas tendo como alvo a eficiência e a eficácia”.

O Consultor fez um balanço da implantação do ISO 9001 no TJBA, destacou que os resultados serão percebidos com o tempo e que todas as partes ganham, desde os servidores aos jurisdicionados e profissionais que atuam direta ou indiretamente com o Tribunal.

A auditoria abrangeu a Direção do TJBA, o Gabinete da 1ª Vice-Presidência, a Diretoria de Distribuição do 2º Grau, o Plantão do 2º Grau, além das unidades de Gestão e Suporte como Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Núcleo de Gestão da Qualidade (Nugeq), Universidade Corporativa (Unicorp), Coordenação de Suporte Técnico (Cotec), Coordenação de Atendimento ao Usuário (Coate), Coordenação de Registros e Concessões (Corec), Coordenação de Manutenção (Coman) e Núcleo de Licitação (NCL).

A Coate participou pela primeira vez da auditoria. O Coordenador do setor, Leonardo Parente, fez uma avaliação dos resultados e reflexões proporcionadas. Ele pontuou sobre metodologias já utilizadas que buscam a excelência na gestão de serviço e a integração com o sistema de qualidade.

A próxima etapa, após esta reunião de encerramento, será a entrega do Relatório da Auditoria e posterior registro e tratamento das recomendações, pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Gestores das áreas, resultando em Planos de Ação, objetivando o alcance das metas e padrões estabelecidos.